Proposta pedagógica

 
 

Acreditamos em um futuro que valorize relações humanas e respeito à individualidade das crianças. O ideaah oferece uma experiência de aprendizagem personalizada, identificando e fortalecendo as habilidades naturais dos seus filhos para o futuro.

 
laranja.jpg
 

 Nossa proposta

Promovemos oportunidades do seu filho usar as suas habilidades cognitivas naturais, que podem ser sintetizadas em “autocontrole do pensamento – emoções e ações”. As atividades não podem seguir rotinas rígidas, mas atender a uma variedade de estímulos, seguindo uma lógica no aspecto da evolução do ritmo, da intensidade e da quantidade.

Os textos e as atividades relacionadas a cada área curricular são trabalhados de forma integrada ao projeto que nossos aprendizes definem em conjunto, no começo da semana. Todas as sextas-feiras eles se reúnem para escolher o projeto que será trabalhado, como eixo de contextualização no desenvolvimento de habilidades e dos conteúdos na semana seguinte.

Por meio das relações com o outro, a personalidade da criança vai sendo construída gradativamente, e é no período da Educação Infantil que a influência significativa na sua formação pessoal e social, se dá numa perspectiva de formação do ser humano que interage ativamente no seu ambiente de convivência.

Ao longo das experiências, promovemos oportunidades para levantamento de hipóteses da personalidade que está em formação, para individualizar a abordagem do tutor e facilitar que as atividades mantenham a criança em estado de satisfação e motivação intrínseca. Dessa forma, a sua participação pode fluir espontaneamente e de maneira natural. Fazer o que gosta, motiva e estimula para a melhoria constante do envolvimento na superação de desafios e aprendizagens.

Os desafios devem estar em harmonia com o ritmo da criança, mas sempre provocando-a para evoluir do status atual. Não pode ser muito além de sua capacidade para não gerar frustração e nem muito aquém para não gerar tédio, desinteresse e negação.

A  metodologia aplicada pelo ideaah é desenvolvida em um circuito criativo para garantir evoluções contínuas, capazes de quebrar os processos de condicionamento e estagnação cognitiva.

Para cumprir esse pressuposto aplicamos a metodologia ativa no estilo Fun Learning e Challenge Based Learning, criando estratégias que permitem nossos aprendizes conectarem-se com novos e diferentes cenários, mesmo transitando por ambientes “estáticos”. Nesses espaços, eles são submetidos diariamente e em diferentes momentos, a uma dinâmica de circuitos integrados, experimentando as seguintes estratégias:

  1. Aprendizagem por experimentação

  2. Desafio personalizado

  3. Flipped Classroom

  4. Cultura maker

  5. Alfabetização digital

  6. Aprendizagem por metacognição

  7. Ferramentas para a expertise

 
 
Growth Created with Sketch.

As Macrodimensões de desenvolvimento

Essa lógica deve proporcionar ao seu filho a capacidade de usar e de aplicar os estímulos e as aprendizagens adquiridas. Os estímulos não podem se tornar um conjunto de “ruídos” sem sentido. É preciso adotar a diversificação enriquecedora e criativa de atividades, de oportunidades para fazer sempre algo diferente, de demandas diferentes, de desafios diferentes, mas de modo que ela possa interagir, estabelecer relações, fazer associações e encontrar sentido em tudo que fizer. Seguindo esses cuidados, exploramos as habilidades e os conteúdos para que a criança desenvolva competências para a vida em quatro dimensões avaliadas no Relatório de Microevoluções:

Science Created with Sketch.

Cognitivo-conceitual

Observações focalizadas nas aprendizagens de natureza curricular: aquisição de conhecimento, desenvolvimento de linguagem, memória, percepção, pensamento e raciocínio.

Social Created with Sketch.

Sociocomportamental

Aspectos de socialização tais como comportamentos, atitudes, relacionamento da criança com outros e com o mundo, autocontrole e reação aos diferentes estímulos.

Brain Created with Sketch.

Intelectual

Características do estilo e nível de pensamento crítico, filosófico, conhecimento de mundo, capacidade de análise e campo específico da criatividade pessoal.

body Created with Sketch.

Físico-sensorial

Consciência corporal, coordenação motora, aspectos emocionais como medo, coragem, ansiedade, relaxamento, persistência, atenção plena e autoconhecimento.

As microevoluções em cada uma dessas dimensões são observadas e condensadas em um relatório entregue aos pais trimestralmente.